Aqui, neste ponto específico, Abraão atingiu o ponto crucial pelo qual manteve seu contato direto com a própria natureza de Deus; ele agora compreende a realidade de Deus por inteiro.
“Meu alvo é Deus somente… A qualquer preço, amado Senhor, Por qualquer caminho.”
“A qualquer preço… em qualquer caminho” significa simplesmente que não somos nós que escolhemos os meios através dos quais Deus nos leva a atingir esse alvo e objetivo.
Quando Deus nos fala, se ele fala à sua própria natureza em nós, não pode haver a menor hipótese de a contestar; a única reação possível será uma simples obediência natural, incondicional e imediata. Quando Jesus diz: “Vinde”, eu simplesmente vou; quando ele diz: “Renuncia”, eu prontamente renuncio; quando ele diz: “Confia em Deus nesta questão”, eu confio sem questões. Todo esse processo é a simples evidência de que a natureza de Deus, de facto, permanece em mim.
O que determina que essa revelação de Deus seja feita em mim, será o meu carácter, não o carácter de Deus.
“Como sou desprezível, Por essa razão teus caminhos me parecem desprezíveis”.
Através da disciplina e da obediência, posso chegar logo àquela mesma posição na qual Abraão se achou e vejo quem Deus é na realidade. Enquanto não me colocar face a face perante ele em Jesus Cristo, Deus não será real para mim de forma alguma; só ali poderei reconhecer que “em todo o mundo, meu Deus, não há ninguém senão tu, ninguém senão tu”. Enquanto não apreendermos, pela obediência, como a natureza de Deus é, as promessas dele não terão qualquer significado para nós. Às vezes lemos certas coisas na Bíblia trezentas e sessenta e cinco vezes sem que elas possam significar algo para nós, até que de repente nós obedecemos a Deus num ponto particular e logo ali compreendemos o que ele quer dizer com obediência; e, logo ali também, a sua natureza se revela em nós e nos tomamos pleno conhecimento dela. “Porque quantas são as promessas de Deus tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amem por nosso intermédio”, 2Cor.1:20. Sempre que ratificamos e concordamos neste “Amem”, isto é, “Assim seja”, essa promessa se torna logo nossa.