Sua mente está firme em Deus ou acha-se algo vazia dele? A mente vazia é um dos solos mais férteis para o desespero, exaustão e para o desgaste num obreiro. Se nunca usou a sua imaginação para colocar-se prostrado diante de Deus, comece então por usá-la já. Não adianta ficar esperando que Deus venha até si; desvie a mente da contemplação aos ídolos; olhe para Deus e será salvo.
A sua mente é a maior dádiva que Deus nos deu e deve ser exclusivamente consagrada a ele. Se tem levado cativo todo pensamento à obediência que há em Cristo, 2 Cor.10:5, isso será um dos maiores auxílios à sua fé durante aqueles momentos de tribulação, porque sua fé operará em harmonia com o Espírito de Deus. Aprenda a associar ideias dignas de Deus a tudo o que acontece na natureza – o nascer e o pôr-do-sol, a lua e as suas estrelas, a mudança nas estações. Logo descobrirá que seus pensamentos serão para com Deus também e sua imaginação nunca ficará à mercê de seus impulsos mas antes se achará sempre ao serviço e dispor de Deus.
“Pecamos, como nossos pais… (que) não se lembraram…”, Sal.106:6-7 – então estimule sua memória e desperte logo! “Deus não está falando comigo agora”. Mas deveria estar. Lembre sempre que você pertence a Deus e a Ele serve. Desperte-se sempre através dessas lembranças e seus afetos para com Deus crescerão dez vezes mais; e em vez da sua mente tornar-se raquítica e improdutiva, ela se tornará aguda e entusiasta e sua esperança se manterá inexprimivelmente vibrante.