A figura que o Senhor usa não será a duma simples corrente de água, mas de uma fonte superabundante. Encha-se continuamente, Ef.5:18 e a doçura do relacionamento vital com Jesus fluirá a partir de si com a mesma generosidade com que lhe foi dada e transmitida. Caso se aperceber que a vida não está fluindo como deveria de si, a culpa é só sua; alguma coisa obstruiu seu fluxo. Jesus disse para se manter junto à fonte para você próprio vir a ser abençoado? Não, mas antes para que do seu interior possam fluir rios de água viva, de uma vida impossível de ser estancada e impedida, João 7:38.
Devemos ser fontes através das quais Jesus possa fluir manifestamente como rios de água viva, em forma de bênçãos para todos quantos rodeiam essa fonte. Alguns de nós são como o mar Morto, sempre recebendo mas nunca dando de volta, porque não acertamos nosso relacionamento com o Senhor Jesus. Assim como recebemos a graça de Jesus, ele fluirá através de nós para outros à nossa volta também; e se ele não estiver fluindo, isso significa que há uma falha em nosso relacionamento com ele. Haverá alguma barreira entre si e Jesus Cristo? Haverá alguma coisa abafando sua fé nele? Se não houver, diz Jesus, do seu interior fluirão rios de água viva. Não se trata de se transmitir uma bênção, nem de se relatar uma experiência, mas de um rio fluindo continuamente sem parar. Mantenha-se junto à fonte, conserve sua fé sempre firme em Jesus Cristo e faça tudo para manter seu relacionamento com ele e, em vez de sequidão e morte, haverá um manancial de águas vivas permanente a jorrar, partindo de si para os outros.
Mas não será exagero dizer que de uma só pessoa fluirão rios? “Eu não vejo esses rios”, dirá você. Nunca olhe para si mesmo com uma atitude do tipo: “Quem sou eu?” Na história da obra de Deus, você descobrirá que quase sempre ela começou com pessoas achadas no anonimato, eram desconhecidas, ignoradas, porém permanentemente fiéis ao Senhor Jesus Cristo.