Deprecated: Creation of dynamic property Google\Site_Kit\Core\Authentication\Setup::$proxy_support_link_url is deprecated in /home/dh_radiocrista/radiocrista.com.br/wp-content/plugins/google-site-kit/includes/Core/Authentication/Setup.php on line 94

Deprecated: Creation of dynamic property Google\Site_Kit\Modules\Analytics\Web_Tag::$module_slug is deprecated in /home/dh_radiocrista/radiocrista.com.br/wp-content/plugins/google-site-kit/includes/Core/Modules/Tags/Module_Tag.php on line 42

Deprecated: Creation of dynamic property Google\Site_Kit\Modules\Analytics_4\Web_Tag::$module_slug is deprecated in /home/dh_radiocrista/radiocrista.com.br/wp-content/plugins/google-site-kit/includes/Core/Modules/Tags/Module_Tag.php on line 42
Hebreus – Parte 2 - Rádio Cristã
Plano de Leitura Cronológico

dezembro

19

domingo
Hebreus – Parte 2
Hebreus 7-10
352 de 365 dias
19 de dezembro

Sumário:
Melquisedeque, tipo de Cristo; O sacerdócio de Cristo é superior ao levítico; O sacerdócio levítico teve fim, mas o de Cristo é eterno; Cristo, sacerdote único e perfeito; A antiga aliança era o símbolo transitório da nova, superior e eterna, da qual Cristo é o mediador; Os ritos, ofertas e sacrifícios mosaicos eram imperfeitos e ineficazes; O sacrifício de Cristo não se repete, é perfeito e eficaz; O sacrifício de Cristo é eficaz para sempre; Os sacrifícios antigos eram humanos e transitórios. A expiação feita por Cristo é divina e permanente; O privilégio de acesso dos crentes à presença de Deus; O castigo do pecado voluntário; Apelo para o passado. A recompensa não tarda

 

Carta aos Hebreus

CAPÍTULO 7

1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, o qual se encontrou com Abraão, que estava retornando da matança dos reis, e o abençoou;
2 a quem também Abraão deu o dízimo de tudo; primeiramente significa Rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é, rei de paz;
3 sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem ter princípio de dias, nem fim de vida; porém, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
4 Considerai, pois, como ele era grande, a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo dos despojos.
5 E, realmente, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a Lei, de receberem os dízimos do povo, isto é, dos seus irmãos, mesmo sendo eles também descendentes de Abraão. []
|fn: sendo eles descendentes de Abraão – lit. tendo eles também saído dos lombos de Abraão.
6 Mas aquele que não é contado na genealogia deles recebeu dízimos de Abraão, e abençoou ao que tinha as promessas.
7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
8 Em um caso, homens mortais recebem dízimos; mas no outro, aquele de quem se dá testemunho de que vive.
9 E, por assim dizer, até Levi, que recebe os dízimos, pagou dízimos através de Abraão;
10 pois ele ainda estava no corpo de [seu] ancestral quando Melquisedeque se encontrou com ele.
|fn: corpo – lit. lombos |fn: ancestral – lit. pai
11 Portanto, se a perfeição tivesse sido de fato pelo sacerdócio Levítico (pois sob ele o povo recebeu a Lei), que mais necessidade havia de se levantar outro Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, e não ser chamado segundo a ordem de Arão?
|fn: TR,RP: sob ele – N4: com base nele
12 Pois, ao se mudar o sacerdócio, necessariamente também se faz mudança de Lei.
13 Porque aquele de quem estas coisas são ditas pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar;
14 visto ser evidente que o nosso Senhor é procedente de Judá, tribo da qual Moisés nada falou a respeito de sacerdócio.
|fn: N4: sacerdotes
15 E [isso] ainda é muito mais evidente se, à semelhança de Melquisedeque, levanta-se outro sacerdote,
16 que foi constituído, não conforme a Lei de um mandamento carnal, mas sim, conforme o poder de uma vida indestrutível.
17 Pois [assim] ele dá testemunho: Tu és Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
|fn: TR,RP: ele dá testemunho – N4: dá-se testemunho
18 Porque há uma revogação do mandamento anterior, por causa da sua fraqueza e inutilidade,
19 pois a Lei nada tornou perfeito. Porém, uma esperança melhor é introduzida, e por meio dela nos aproximamos de Deus.
20 E isso não foi [feito] sem juramento (pois os outros se tornaram sacerdotes sem juramento,
21 mas ele [foi estabelecido] com um juramento daquele que lhe disse: O Senhor jurou, e não se arrependerá: Tu és Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque).
|fn: N4 omite “segundo a ordem de Melquisedeque”
22 Assim, Jesus foi feito fiador de um pacto ainda melhor.
|fn: pacto – ou: testamento
23 Dos outros, são muitos os que se tornaram sacerdotes, pois pela morte foram impedidos de continuar;
24 mas ele, porque permanece para sempre, tem um sacerdócio definitivo.
25 Portanto, ele também pode salvar de maneira completa os que se aproximam de Deus por meio dele, visto que ele vive para sempre para interceder por eles.
26 Pois nos era conveniente tal Sumo Sacerdote: santo, inocente, incontaminado, separado dos pecadores, e feito mais elevado que os céus;
27 que não precisasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer sacrifícios diariamente, primeiramente pelos seus próprios pecados, e depois pelos do povo. Pois ele fez isto de uma vez por todas quando ofereceu a si mesmo.
28 Porque a Lei constitui por sumos sacerdotes homens que têm fraqueza; mas a palavra do juramento, que [veio] depois da Lei, [constitui] o Filho, que se tornou perfeito para sempre.

 

CAPÍTULO 8

1 Ora, o ponto-chave do que falamos é que temos um Sumo Sacerdote que está sentado à direita do trono da Majestade nos céus,
2 servidor do Santuário, e do verdadeiro Tabernáculo, que Senhor ergueu, e não o homem.
|fn: servidor – ou: ministro
3 Pois todo sumo sacerdote é constituído para apresentar tanto ofertas como sacrifícios; por isso era necessário que também este tivesse alguma coisa a oferecer.
4 Mas, se ele [ainda] estivesse na terra, nem sequer seria sacerdote, já que [ainda] há os sacerdotes que apresentam as ofertas segundo a Lei.
|fn: N4 omite “sacerdotes”
5 Esses servem a um esboço, uma sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, antes de construir o Tabernáculo. Porque [Deus] disse: Olha, faze tudo conforme o modelo que te foi mostrado no monte.
|fn: Ref. Êxodo 25:40
6 Mas agora [Jesus] obteve um ofício mais relevante, como é também Mediador de um melhor pacto, que está firmado em melhores promessas.
|fn: ofício – ou: ministério |fn: relevante – ou: excelente |fn: firmado – ou: legalmente estabelecido
7 Pois, se aquele primeiro tivesse sido infalível, nunca haveria se buscado lugar para o segundo.
8 Porque, enquanto [Deus] repreendia os do povo, disse-lhes: Eis que vêm dias, diz o Senhor, que, sobre o povo de Israel e sobre o povo de Judá, estabelecerei um novo pacto;
|fn: repreendia os do povo – lit. repreendia-os |fn: povo – lit. casa. O termo tradicionalmente traduzido como “casa” pode incluir vários significados, entre eles, o de povo. Neste caso, os povos formados pelos descendentes de Israel e de Judá
9 não conforme o pacto que fiz com os seus ancestrais no dia em que eu os tomei pelas mãos, para os tirar da terra do Egito. Pois não permaneceram naquele meu pacto, e parei de lhes dar atenção, diz o Senhor.
|fn: ancestrais – lit. pais
10 Este, pois, é o pacto que farei com o povo de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei minhas leis nas mentes deles, e as escreverei em seus corações. Eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
11 E não terão de ensinar cada um ao seu próximo, ou ao seu irmão, dizendo: “Conhece ao Senhor”; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior.
|fn: RP, N4: conterrâneo
12 Pois serei misericordioso com as suas injustiças, e não mais me lembrarei dos seus pecados e das suas transgressões.
|fn: Ref. Jeremias 31:31-34 |fn: N4 omite “e das suas transgressões”
13 Quando ele disse: “Novo [pacto] ”, ele tornou o primeiro ultrapassado. Ora, o que se torna ultrapassado e envelhece está perto de desaparecer.

 

CAPÍTULO 9

1 O primeiro [pacto] também tinha ordenanças de culto, e o santuário terrestre.
2 Pois um tabernáculo foi preparado, o primeiro, em que havia o candelabro, a mesa, e os pães da proposição. Esse é chamado o Santo Lugar.
3 Mas após o segundo véu estava o tabernáculo que se chama Santo dos Santos;
|fn: Santo dos Santos – ou: Santíssimo Lugar
4 que tinha o incensário de ouro, e a arca do pacto, toda coberta de ouro. Nela estavam: o vaso de ouro contendo o maná, a vara de Arão que florescera, e as tábuas do pacto.
5 E acima dela, os querubins de glória, que faziam sombra ao propiciatório. Acerca dessas coisas não [é oportuno] agora falar em detalhes.
6 Ora, estando estas coisas assim preparadas, os sacerdotes entram a todo tempo no primeiro tabernáculo, para cumprirem as atividades de culto.
7 Mas no segundo, somente o sumo sacerdote, uma vez por ano, não sem sangue, que oferece por si mesmo, e pelos pecados de ignorância do povo.
8 Desta maneira, o Espírito Santo dá a entender que o caminho para o Santuário não havia sido revelado enquanto o primeiro Tabernáculo ainda estava de pé.
|fn: Há controvérsia se a referência é ao lugar Santo, ou ao Santo dos Santos
9 Esse é uma figura para o tempo presente, em que são oferecidos ofertas e sacrifícios que não podem, quanto a consciência, tornar perfeito a quem faz o serviço;
|fn: TR, RP: em que – N4: segundo a qual
10 pois consistem] somente em comidas e bebidas, e vários lavamentos, e [] ordenanças para o corpo, que foram impostas até o tempo da correção.
|fn: TR,RP: e ordenanças – N4: que são ordenanças |fn: corpo – lit. carne – também no v. 13
11 Mas quando veio Cristo, o Sumo Sacerdote dos bens futuros, por meio de um Tabernáculo maior e mais perfeito, não feito por mãos, isto é, não desta criação;
12 ele entrou de uma vez por todas no Santuário, e obteve uma redenção eterna, não pelo sangue de bodes e bezerros, mas sim, pelo seu próprio sangue.
|fn: Há controvérsia se a referência é ao lugar Santo, ou ao Santo dos Santos
13 Pois, se o sangue de touros e bodes, e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os imundos, santifica para a purificação do corpo,
|fn: N4 troca a ordem: “bodes e touros”
14 quanto mais o sangue do Cristo que, pelo Espírito eterno, ofereceu a si mesmo, imaculado, a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo!
|fn: N4: nossa |fn: N4: servirmos
15 E por isso ele é o Mediador de um Novo Testamento, a fim de que, com a ocorrência de uma morte para redenção das transgressões sob o primeiro Testamento, os que foram chamados recebam a promessa da herança eterna.
|fn: Testamento – a mesma palavra no grego significa testamento ou pacto
16 Pois onde há um testamento, é necessário que ocorra a morte do testador;
17 porque um testamento se confirma nos mortos, visto que não é válido enquanto o testador vive.
18 Por isso o primeiro [testamento] também não foi consagrado sem sangue;
19 Porque, depois de Moisés haver pronunciado a todo o povo todo mandamento segundo a Lei, ele tomou o sangue de bezerros e de bodes, com água, lã purpúrea, e hissopo, e aspergiu, tanto o próprio livro, como todo o povo,
20 dizendo: Este é o sangue do pacto que Deus ordenou para vós.
|fn: Ref. Êxodo 24:8
21 E semelhantemente aspergiu com o sangue o Tabernáculo, e todos os utensílios do serviço de culto.
22 Segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão de pecados.
|fn: perdão de pecados – tradicionalmente: remissão
23 Portanto era necessário que os esboços das coisas que estão nos céus fossem purificados com esses [sacrifícios] ; mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios melhores que esses.
24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, mera figura do verdadeiro; mas sim, no próprio Céu, para agora comparecer por nós diante da face de Deus.
|fn: Santuário – ou: Santos lugares
25 Também não [entrou] para oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote entra a cada ano no santuário com sangue alheio;
26 (de outra maneira lhe seria necessário padecer muitas vezes desde a fundação do mundo), mas agora, no fim dos tempos, ele se manifestou de uma vez por todas para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
27 E, como está ordenado aos seres humanos morrerem uma vez, e depois disso, o juízo,
28 assim também Cristo, que se ofereceu uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá pela segunda vez, sem pecado, aos que o esperam, para a salvação.

 

CAPÍTULO 10

1 Pois, como a Lei tem uma sombra dos bens futuros, e não a própria imagem das coisas, ela nunca pode, por meio dos mesmos sacrifícios que oferecem a cada ano, continuamente, tornar perfeitos os que se aproximam.
|fn: os que se aproximam – i.e., os que se aproximam para oferecer sacrifícios
2 Caso contrário, deixariam de ser oferecidos, pois os adoradores, uma vez purificados, não teriam mais consciência alguma de pecados.
3 Porém nesses [sacrifícios] a cada ano [se faz] uma nova lembrança dos pecados,
4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados.
5 Por isso que, quando ele entrou no mundo, disse: Sacrifício e oferta não quiseste, mas me preparaste um corpo.
6 Ofertas de queima e ofertas pelo pecado não te agradaram.
7 Então eu disse: “Eis-me aqui; (no rolo do livro está escrito de mim) venho para fazer a tua vontade, ó Deus”.
|fn: Ref. Salmos 40:6-8
8 Depois de ter dito acima: “Sacrifício, oferta, ofertas de queima, e ofertas pelo pecado não quiseste, nem te agradaram”, (os quais se oferecem segundo a Lei),
|fn: N4: Sacrifícios, ofertas
9 então disse: “Eis-me aqui, venho para fazer a tua vontade, ó Deus”. [Assim] , ele cancela o primeiro [pacto] , para estabelecer o segundo.
|fn: N4 omite “ó Deus” |fn: cancela – lit. tira
10 Pela sua vontade somos santificados por meio da oferta sacrificial do corpo de Jesus Cristo, [feita] de uma vez por todas.
11 Todo sacerdote comparece a cada dia para servir e oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados;
12 Mas [Jesus] , depois que ofereceu um sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus;
13 e espera desde então, até que os seus inimigos sejam postos por escabelo dos seus pés.
14 Pois com uma só oferta ele aperfeiçoou para sempre os que são santificados.
15 E também o Espírito Santo nos dá testemunho [acerca disso] ; pois, depois de haver anteriormente dito:
|fn: N4 omite “anteriormente”
16 Este é o pacto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei minhas leis em seus corações, e as escreverei em suas mentes;
|fn: N4: sua mente |fn: Ref. Jeremias 31:33
17 Então ele diz] : E não mais me lembrarei dos seus pecados e das suas transgressões.
|fn: Ref. Jeremias 31:34
18 Ora, onde há perdão dessas coisas, não há mais oferta pelo pecado.
|fn: perdão – tradicionalmente: remissão
19 Portanto, irmãos, já que temos a confiança de entrar no Santuário pelo sangue de Jesus,
|fn: Há controvérsia se a referência é ao lugar Santo, ou ao Santo dos Santos
20 pelo caminho novo e vivo que ele consagrou para nós através do véu, isto é, pela sua carne;
21 e já que temos um grande Sacerdote sobre a casa de Deus,
22 aproximemo-nos com um coração sincero em plena certeza de fé, tendo os corações aspergidos e purificados da má consciência, e o corpo lavado com água pura;
23 mantenhamos firme a esperança que declararmos ter, sem abalo algum, pois aquele que prometeu é fiel; []
|fn: a esperança que declaramos ter – lit. a declaração de fé da nossa esperança
24 e sejamos atenciosos uns para com os outros, a fim de incentivar o amor e as boas obras;
25 não abandonando a nossa reunião, como é o costume de alguns. Ao contrário, encorajemos [uns aos outros] , e tanto mais quanto vedes aquele dia se aproximando.
|fn: encorajemos – ou: exortemos |fn: aquele dia – lit. o dia
26 Pois se nós, depois de havermos recebido o conhecimento da verdade, persistirmos pecando por vontade própria, já não resta mais sacrifício pelos pecados;
27 em vez disso, certa terrível expectativa de julgamento, e um fogo de indignação que consumirá os adversários.
|fn: fogo de indignação – lit. zelo de fogo; isto é, a indignação causada pelo zelo
28 Se alguém que rejeita a Lei de Moisés morre sem misericórdia com base [na palavra de] duas ou três testemunhas,
29 de quanto pior castigo vós pensais que será julgado merecedor aquele que pisou o Filho de Deus, menosprezou ) o sangue do Testamento no qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?
|fn: menosprezou – lit. considerou profano (ou banal
30 Pois nós conhecemos aquele que disse: A vingança é minha; eu retribuirei, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
|fn: N4 omite “diz o Senhor” |fn: Ref. Deuteronômio 32:35,36
31 Cair nas mãos do Deus vivo é algo terrível.
32 Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições,
33 quando, em parte, fostes expostos em público tanto a insultos, como a tribulações, e em parte, fostes companheiros daqueles que assim foram tratados.
34 Pois também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria aceitastes a espoliação dos vossos bens, pois sabeis em vós mesmos que tendes nos Céus um bem melhor e permanente.
|fn: N4: dos que estavam em prisões
35 Portanto, não rejeiteis a vossa confiança, que tem uma grande recompensa;
36 pois precisais de paciência, a fim de que, depois que houverdes feito a vontade de Deus, recebais o que foi prometido.
|fn: o que foi prometido – lit. a promessa
37 Pois ainda um pouquinho de tempo, e aquele que vem virá, e não tardará.
|fn: Ref. Isaías 26:20, Habacuque 2:3
38 Mas o justo viverá pela fé; e se ele retroceder, a minha alma não tem prazer nele.
|fn: N4: meu justo |fn: Ref. Habacuque 2:4
39 Mas nós não somos dos que retrocedem para a perdição, mas sim dos que creem para a conservação da alma.

Bíblia em um ano: Hebreus 7-10

Escrito por Oswald Chambers.

Confira mais devocionais escritos por Oswald Chambers, no original clicando aqui.

Texto retirado e traduzido de Utmost.org

Ontem

Ontem

Seguros contra nosso passado. "Deus pede as contas de tudo quanto passou…”, Ecl.3:15. No fim do ano, olhamos com grande expectativa tudo quanto Deus tem para o nosso futuro, mas mesmo assim podemos ficar aprisionados nos dias de ontem. O presente gozo da graça de Deus...

“E Cada Uma Das Virtudes que Possuímos…”

“E Cada Uma Das Virtudes que Possuímos…”

O Senhor nunca remenda nossas virtudes naturais, isto é, as nossas características naturais, anseios ou mesmo qualidades. Ele refaz todo o homem por dentro completamente. "Vos revistais de novo homem", Ef.4:24; ou seja, faça com que sua vida natural se revista com...

Desertor ou Discípulo?

Desertor ou Discípulo?

Quando Deus, através do seu Espírito, aplicando a Palavra, nos dá e fornece uma certa re­velação ou manifestação do que ele quer, temos de poder andar à luz dessa visão ainda, 1João1:7; nossa mente e alma vibrarão em excesso com isso; mas, se não obedecermos a essa...

Share This